O Tribunal Regional Eleitoral confirmou que 2.317.102 milhões de eleitores estão com a situação regular e aptos a votar dia 15. O eleitor deve votar primeiro para vereador, em seguida prefeito e por fim, senador. Para quem tem dificuldade de decorar o número de identificação dos candidatos, a Justiça Eleitoral orienta a levar a colinha.
O TRE oferece diversos canais de comunicação para que o eleitor consulte sua situação eleitoral. O serviço está disponível no site Institucional e no e-Título, aplicativo móvel que pode ser baixado para smartphone ou tablete nas plataformas iOS ou Android. Também é possível fará consulta pelo telefone 0800 647 8191.
Para o dia da eleição, o eleitor deve cumprir o protocolo sanitário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral usando máscara (obrigatório), bem como higienizar as mãos antes e depois de votar e manter o distanciamento social. A Justiça Eleitoral orienta ainda, que se possível o eleitor leve a caneta para assinar o caderno de votação.
O horário da votação este ano foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. De 7h às 10h terá preferência para votar os maiores de 60 anos, mas atenção, trata-se de atendimento preferencial e não exclusivo.
Para votar o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e não é preciso apresentar o título impresso. O eleitor que fez o cadastro biométrico pode apresentar o e-Título como documento de identificação. O documento de identificação não deve ser entregue ao mesário, mas apenas, mostrado a uma distância segura.
A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a consultar o local de votação, pois alguns locais estavam sem condições adequados de uso e os eleitores foram transferidos para uma nova localidade. Assim como ocorre com a situação eleitoral, o eleitor pode consultar o local de votação no site do TRE.
Ppor conta da pandemia e diante da impossibilidade de higienizar o leitor biométrico sem prejuízo de danificar o equipamento, não será realizado o reconhecimento biométrico do eleitor. Isso não significa que quem não fez a biometria poderá votar.
Os eleitores dos 34 municípios que não fizeram o cadastramento biométrico estão com títulos cancelados e, portanto, não poderão votar são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Poconé, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Jaciara, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Campo Verde, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nortelândia, Nova Santa Helena, Cocalinho, Nova Brasilândia, Campos de Júlio, Acorizal, Araguaiana, Torixoréu, Indiavaí, Luciara, Ribeirãozinho, Planalto da Serra, Vale de São Domingos, Serra Nova Dourada, Araguainha e Ponte Branca.
Nos demais municípios todos os eleitores que estiverem regular com a Justiça Eleitoral poderão votar, mesmo que não tenham feito a biometria.