A delegacia regional de Guarantã do Norte (253 quilômetros de Sinop) recebeu dois drones Mavic DJI avaliados em R$ 18,5 mil, cada, para ajudar nas operações nos municípios da região e nas fiscalizações das eleições do próximo dia 15. O recurso foi destinado pelo Ministério Público do Trabalho de Alta Floresta, analisado e deferido pelo juiz do Trabalho da comarca de Peixoto de Azevedo.
“Fizemos o projeto e apresentamos para o Ministério do Trabalho em Alta Floresta. Ele tem atuação inclusive na Vara da Justiça de Peixoto. Tinha um acordo num processo trabalhista e o ministério patrocinou o recurso para fazer a aquisição. Dá para utilizar o equipamento nas diligências ambientais para ter uma visão ampla, bloqueio na BR-163. Das mais variadas formas possíveis”, disse o delegado regional Geraldo Gezoni Filho, ao Só Notícias. Investigadores de Guarantã, Matupá e Peixoto fizeram curso para operação do equipamento.
O 22º Batalhão de Polícia Militar em Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de Sinop) também terá reforço tecnológico e moderno para as ações de prevenção e rondas nas eleições municipais. A unidade recebeu um drone operacional (Aeronave Remotamente Pilotada) para inibir a prática de crimes. Policiais do Grupo de Apoio e da inteligência, inclusive, passaram por treinamentos para pilotar o equipamento em todas as situações necessárias.
O drone foi doado pela Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto e conta com equipamentos e especificações técnicas para ações operacionais.