Combater a criminalidade com Educação é a proposta do Delegado Sérgio (PSL) candidato a prefeito de Sinop. Ele defende implantar a escola em tempo integral na rede municipal de ensino, com aula regular no turno e atividades complementares, como informática, artes e esporte no contraturno. Nas palavras do candidato, esta é uma maneira de acabar com “o ciclo da criminalidade”.
“Muitas das crianças que a gente encontra na delegacia têm dez anos e já estão envolvidas com o tráfico porque o traficante recruta essas crianças e adolescentes. Com essa proposta da escola em tempo integral, a gente quebra o ciclo da criminalidade. Em vez de só prender e soltar, prender e soltar, como acontece hoje, a gente tira a oportunidade de o traficante ter o acesso às crianças e aos adolescentes”, explicou, ao Só Notícias.
O delegado sabe que não terá orçamento para contemplar a cidade toda em quatro anos, uma vez que a implantação de escolas integrais demanda a construção de novos prédios e contratação de profissionais. Sua intenção é começar pelos bairros periféricos e carentes, onde os pais não têm condições de pagar o complemento escolar para seus filhos e onde os traficantes mais recrutam os menores.
“A região central é a que mais sofre com a criminalidade, mas os infratores vêm dos bairros mais afastados. Então, vamos começar com o que der. Se der para fazermos duas ou três escolas em tempo integral, vamos fazer duas ou três. E vamos começar pelos bairros que mais precisam até chegarmos ao montante que não precise mais”, completou.