O candidato a prefeito de Sinop, Roberto Arruda (PT), disse que pretende rescindir o contrato de concessão de 30 anos que a prefeitura tem com a empresa Aegea para exploração do serviço de água e esgoto no município, caso eleito no dia 15 de novembro. A intenção do petista é retomar o serviço de forma autônoma, prestado por uma autarquia municipal, nos moldes do que era feito antes da privatização em 2014, ano em que a concessão foi feita pela prefeitura, na gestão do ex-prefeito Juarez Costa (MDB).
“Uma vez eleito, nós vamos retomar esses serviços para a prefeitura de Sinop, mesmo considerando que a concessão foi realizada para 30 anos. Nós vamos começar um amplo debate, do ponto de vista jurídico e técnico para levantarmos todas estas questões a fim de que possamos retomar esses serviços para a prefeitura de Sinop”, declarou Arruda, ao Só Notícias.
A proposta do candidato é baseada nas reivindicações dos moradores, que, segundo ele, reclamam do elevado preço da tarifa e da ausência da rede de esgoto na cidade. Para propor a rescisão da concessão, Arruda usa como argumento a falta de cumprimentos de metas estipuladas no contrato, como investimento de R$ 339 milhões para ampliar a rede, melhorar o sistema de tratamento da água e modernização dos equipamentos, e a construção da rede de esgoto até o ano passado.
“A privatização foi feita nos governos passados com objetivo de melhoria no serviço, ampliação da rede em 100% e implantação e ampliação da rede de esgoto em 100%. Então, quem anda dizendo que vai fazer 100%, tem amnésia porque esta promessa já foi feita há muito tempo e até o momento não foi cumprida”, completou.