PUBLICIDADE

Mendes ativa Batalhão de Polícia Militar Fazendário com atuação de 50 policiais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes, o secretário de Fazenda Rogério Gallo e o comandante geral da Polícia Militar coronel Jonildo José de Assis ativaram, esta manhã, formalmente o 27º Batalhão de Polícia Militar Fazendário, unidade especializada instalada na secretaria de Fazenda, em Cuiabá, com um efetivo inicial de 50 policiais. O coronel Assis também empossou no comando do batalhão, o tenente-coronel Waldir Félix Oliveira Paixão Júnior, que já vinha atuando junto a secretaria por meio da assessoria militar.

Vinculado administrativo e operacionalmente ao comandante Geral da Polícia Militar, entre as principais atribuições do 27º da Polícia Militar Fazendário está o apoio ao agentes da Sefaz no trabalho de abordagem e checagem de cargas e transporte de produtos em todo o território mato-grossense e na fronteira com outros estados.

De acordo com o coronel Assis, a parceria firmada com a Sefaz vai além do efetivo próprio do batalhão. Ele disse que a fiscalização tributária contará com o apoio do efetivo da PM em todos os municípios, por meio dos 15 comandos regionais da PM no Estado. A partir da semana que vem, informou Assis, o tenente-coronel Félix visitará os comandos regionais fazendo a apresentação da proposta e determinação no intuito de apoiar e fortalecer essa parceria com a secretaria.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, explicou que o trabalho dos policiais militares não será apenas da forma de suporte aos fiscais para abordagem e checagem de cargas e a documentação do transporte de mercadorias, mas também de forma direta. Gallo observou que o 27º BPMFaz não é uma unidade a mais de PM, é um batalhão especializado, com um efetivo capacitado que terá recursos tecnológicos para fiscalizar, registrar e informar irregularidades tributárias.

O governador Mauro Mendes destacou a importância da parceria com a Polícia Militar para o trabalho de combate à sonegação fiscal. Assinalou que a grande maioria dos cidadãos em todos os setores da economia age corretamente. “Vamos cobrar somente aquilo que é devido, que está na lei, nada a mais, e queremos que todos paguem corretamente”, frisou.

Mauro Mendes lembrou que combate a sonegação fiscal é uma obrigação do Estado e uma necessidade para melhorar a prestação de serviços. Na área da Segurança Pública, Mendes citou como exemplos a inauguração, esta semana, do sistema rádio digital da Segurança Pública; a compra de armas, mais de 1,8 mil pistolas adquiridas recentemente, e de fardamento para todos os policiais militares, cuja entrega está prevista para dezembro. Também fez referência à conclusão do Presídio de Várzea Grande, uma obra que estava parada há mais de 10 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE