PUBLICIDADE

Ex-prefeito em Mato Grosso é condenado em ação de improbidade por contratação de secretária

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

O juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior condenou o ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, José de Souza Neves, por improbidade administrativa. A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) que acusou o ex-gestor de nomear Maria Marilene de Amorim para secretária municipal de Saúde, mesmo sabendo que ela estava impedida de assumir cargos públicos.

O MPE moveu a ação após representação proposta pelos vereadores de Chapada, que apontaram a irregularidade. Segundo a Promotoria, Maria havia sido condenada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por irregularidades cometidas na época em que ocupou o cargo de gestão da Fundação Hospital Santo Antônio (anos de 1999,2000 e 2001). Uma lei municipal intitulada “Ficha Limpa” impede, por oito anos, a nomeação de pessoas que tiveram contas rejeitadas enquanto ocuparam funções públicas.

Para o juiz Leonísio, ficou “configurado, dessa maneira, o ato de improbidade administrativa pelos requeridos, tanto da segunda requerida na qualidade de nomeada para o exercício do cargo em comissão, quanto do primeiro requerido enquanto prefeito municipal, pessoa responsável pela edição do ato”.

O ex-prefeito e a ex-secretária terão que pagar multa no valor de 40 vezes o último salário que receberam enquanto gestores públicos. O montante será revertido para o patrimônio do município. Ambos também tiveram os direitos políticos suspensos pelo prazo de três anos. No entanto, ainda cabe recurso contra a sentença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE