A concessionária Energisa confirmou, ao Só Notícias, que as equipes ainda trabalham para reestabelecer energia elétrica a cerca de 1,7 mil clientes em Nova Canaã do Norte (204 quilômetros de Sinop), depois de temporal na última segunda-feira. Inicialmente, aproximadamente 5 mil tiveram o fornecimento interrompido e 65% tiveram os serviços normalizados no mesmo dia.
Não foi confirmado se os clientes englobados estão na zona rural ou urbana. Também não foi informado previsão para reestabelecimento total do serviço. De acordo com nota da concessionária “foram diversos os danos à rede, como postes quebrados, antenas na rede de distribuição, objetos lançados nos cabos, árvores caídas, entre outros”.
Ainda consta que “os clientes que ainda não tiveram os serviços normalizados estão em uma rede em que pelo menos 05 postes foram danificados, e dependem da troca desse material. Esse serviço demorou um pouco mais a começar a ser realizado por causa das condições ruins da estrada, com atoleiros, que dificultaram o acesso do caminhão pesado à região”.
Durante o temporal houve registro de chuva de granizo com ventos fortes, que começaram por volta das 16h e se estenderam por cerca de 40 minutos. Algumas casas foram destelhadas, postes caíram e uma torre de estrutura metálica que transmite sinal da telefonia também foi danificada.
Na área rural também houve muitos estragos. Um barracão onde estavam colheitadeiras acabou caindo e a estrutura atingiu os maquinários, causando danos. Algumas toneladas de milho que estavam armazenadas molharam. A antena de transmissão de uma emissora de rádio também caiu prejudicando a transmissão. Na região central também houve queda de toldos, estrutura metálicas de fachadas de lojas e de uma unidade básica de saúde.
Por fim, a concessionária pontuou que “caso o cliente encontre um cabo solto na rua, é preciso manter distância até que uma equipe especializada chegue ao local’.