O primeiro dia da semana regional de conciliação trabalhista promovida pelo TRT de Mato Grosso teve 20 acordos homologados nas audiências entre representantes das empresas e os ex-funcionários que ajuizaram ações trabalhistas requerendo pagamentos de direitos. A movimentação financeira ficou em aproximadamente R$ 234 mil – que vão ser pagos para ex-funcionários – e os processos foram extintos.
O trabalho conciliatório até sexta-feira (9), viabilizado pelos centros judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e de 2º graus. Devido à pandemia, as audiências estão ocorrendo exclusivamente por videoconferência.
Os 237 processos que estão sendo colocados em mesa de negociação foram selecionados após indicação das próprias partes ou por sugestão das varas do trabalho, dos gabinetes de desembargadores e da assessoria de recurso de revista do TRT mato-grossense.
A semana regional de conciliação busca resolver, de forma amigável, processos em tramitação em qualquer fase. Para isso, conta com a atuação de servidores conciliadores e de magistrados que auxiliam as partes na construção dos acordos, informa o tribunal.