Foi lançada, há pouco, a operação “Horreum Segure”(celeiro seguro, em latin) em união com todas as forças de segurança que abrangem a região de Sorriso e Sinop para evitar qualquer tipo de ação criminosa no campo, principalmente nessa época que produtores estão adquirindo vários produtos de alto valor para o plantio de soja. Participam Polícia Militar, Civil, PRF e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Estamos intensificando as ações rurais na nossa região, mapeando e priorizando os pontos mais críticos para levar sensação de segurança. Temos uma particularidade na nossa região que é a economia do agronegócio e acaba se tornando alvo de quadrilhas que buscam realizar ações criminosas com roubos de defensivos. É uma união de forças com as policiais. O setor produtivo está participando dando suas opiniões e criticas. Essas ações são permanentes. Mas, agora, as ações criminosas aumentam e nós vamos enfrentar. Vamos fazer um enfrentamento qualificado” explicou o comandante regional da Polícia Militar, Wesney de Castro Sodré.
Vários produtores na região Norte tiveram grandes prejuízos, nos últimos meses, ao ter a propriedade invadida por criminosos buscando por insumos agrícolas para vender no mercado negro. Parte dos envolvidos foi presa em ações anteriores. “Um dia muito importante para nós produtores, vimos as forças integradas. Todas no mesmo trabalho de combate ao crime que causa transtornos nas propriedades. Temos certeza que esse trabalho vai trazer bons frutos. O crime atua de várias maneiras e o produtor não tem como se proteger. A somatória desses esforços vai fazer a redução dos crimes no campo”, disse o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo.
Representando o Sindicato de Sorriso, Thiago Stefanello expôs que “essa operação agrega toda a região. Tem que ser um apoio regionalizado que só traz segurança para o campo. Estamos unidos para levar segurança a produtor e seus funcionários. A gente agradece as forças policiais que sempre foram parceiros dos produtores”.