Em 2005, a Escola Estadual Vinícius de Moraes, localizada em Apiacás, obteve a nota de 4,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado decepcionou toda a comunidade escolar, mas também estimulou professores e gestores a trabalharem para mudar esse cenário. Quinze anos depois, o trabalho deu resultado e a escola conseguiu o índice 6,8 no Ideb 2020, superior às metas nacional e estadual. A diretora Jaqueline Marrafão lembra que desde que o trabalho começou, a nota oscilou nos primeiros anos, mas desde 2011 vem uma crescente. Em 2017 o Índice havia ficado em 6,2.
“Quando assumi a gestão no ano de 2016 havia um grande desafio que era elevar o índice do Ideb. A partir daí, planejamos atingir essa meta que foi coroada com essa nota, um trabalho de todos. Em 2017, já tínhamos um Ideb bom e melhoramos o que já era ótimo. A equipe gestora está mais que satisfeita”, festeja. As propostas para os professores foram realizadas em parceria com o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), do polo de Alta Floresta, que acompanhava as formações especiais.
O professor Arnaldo Rodrigues, um dos responsáveis pelo trabalho explica que, desde o 4º ano, a escola trabalha as turmas com dois professores. Um trabalha linguagens e ciências da natureza, enquanto o outro leciona as ciências humanas e matemática. “Outro ponto é trabalhar a autoconfiança com os nossos estudantes em relação à responsabilidade que cada um tem na avaliação da aprendizagem”. Também foi realizado um trabalho com os alunos sobre a importância de fazer a prova. Os professores estimularam os alunos com a realização de gincanas, desafios de leitura e interpretação de texto.
“Os desafios, nas gincanas e competições são do tipo: quem lê mais, quem consegue interpretar mais, respondendo mais perguntas e assim vai. Isso motiva nossos alunos”, assinala Arnaldo. “Estou feliz como esse índice. É um prêmio para a escola, para os alunos. Estou há dois anos com essa turma. Tenho motivo para me orgulhar”, comemora.