A pandemia do novo Coronavírus mudou o hábito dos consumidores sinopenses. É o que aponta pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que demonstrou que 71% das pessoas realizaram mudanças na hora de ir as compras.
Entre as maiores diferenças, estão adesão ao consumo nas plataformas virtuais, em sites e aplicativos. Outro fator que ganhou mais força com a pandemia, foi o serviço de delivery, que cresceu durante o período. Apenas 27% disseram que continuam consumindo da mesma maneira e 2% não responderam.
Por outro lado, diminuiu 17% o percentual de preocupação das pessoas com a doença. Em abril, 79% dos entrevistados apontaram estar preocupados. Agora, 62% dos ouvidos demonstraram que o receio ainda segue ativo. A pesquisa do CISE foi feita com 132 participantes.
Ainda sobre o Coronavírus, o CISE também ouviu 121 empresários de diversos segmentos, questionando se acreditavam que a pandemia está impactando a economia local. Destes, 54% acreditam que sim, 43% não veem impactos e 3% optaram por não responder.
A pesquisa também perguntou sobre qual o impacto da Covid em seu segmento econômico específico. 32% dos entrevistados afirmaram que haverá impacto para o seu setor. Já 65% disseram que a pandemia não está impactando o seu segmento e 3% não responderam.