A Central de Atendimento da Covid-19, mantida pela secretaria Estadual de Saúde por meio de um call center, encerrará as atividades nesta sexta-feira . O serviço será interrompido em razão da baixa procura pelo atendimento – nas últimas semanas, a média foi de cinco ligações telefônicas por dia.
A Central foi lançada no dia 27 de março, atendeu a 2.064 solicitações em quase seis meses de atividade. Do total, 962 demandas foram relativas às informações gerais sobre a Covid-19 e 734 relacionadas aos sintomas da doença.
Ainda foram recorrentes as dúvidas sobre o diagnóstico (44), a quarentena (25), o isolamento social (11) e sobre como denunciar uma situação irregular (244).
De acordo com o levantamento da Central de Atendimento, os cinco municípios mais atendidos pelo serviço foram Cuiabá (1.374 atendimentos), Várzea Grande (283), Rondonópolis (53), Cáceres (37) e Sinop (31).
A partir de agora, o público que quiser sanar dúvidas sobre o diagnóstico e os sintomas da Covid-19 pode recorrer ao atendimento da Rede Básica de Saúde, mantida pelas gestões municipais, ou ao Centro de Triagem, na Arena Pantanal. A unidade de triagem funciona há dois meses e já atendeu mais de 37 mil pessoas.
O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.
A unidade conta com equipe de 20 médicos, que atendem adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do Coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.