O mais recente levantamento realizado pelo IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) aponta que o volume de soja esmagado em agosto foi de 827,40 mil toneladas, o que representa 16,14% a mais que o registrado em agosto do ano passado. O principal motivo da alta no esmagamento é a “forte demanda e pelo momento de valorização em que os subprodutos se encontram, com os preços de óleo e farelo renovando máximas. Apesar disso, se comparado ao mês anterior (julho),houve uma retração de 6,88% no volume processado”.
O instituto avalia que a redução era esperada pelo mercado, “visto que algumas indústrias optaram por realizar manutenções nesse período e a disponibilidade de sua matéria-prima está escassa. Para se ter uma ideia, a soja da safra 2019/20 de Mato Grosso está com 98,59% do volume negociado, o que tem atuado diretamente na elevação dos preços do grão e impactado algumas empresas que dependem mais do mercado à vista para realizar suas negociações”.
Com os estoques cada vez mais limitados, a soja em grão valorizou novamente, na semana anterior, em 0,64%, fechando cotada a R$ 127,96/saca na média semanal.