A reforma de um raio na penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, ampliará 15 novas vagas a capacidade, já que cada cela foi readequada para abrigar duas pessoas. Atualmente, abriga 201 mulheres, mas tem capacidade para 300. A inauguração ocorreu, ontem, e o governo estadual investiu R$ 30 mil na compra de materiais e mão de obra.
A estrutura já vem com as camas e o banheiro. A reforma também adequou os espaços às novas normas adotadas pelo Sistema Penitenciário, dentre elas, a restrição de objetos e ausência de tomadas elétricas. Cada cela tem o sistema de energia e refrigeração do lado externo.
A diretora da unidade, Maria Giselma Ferreira Silva, elogiou a efetivação da obra e lembrou que as mudanças trarão melhorias para as reeducandas e os servidores.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, destacou que, “hoje em Mato Grosso nós não temos mais um déficit de vagas femininas. Esta reforma atende ao novo modelo de gestão que iniciamos em 2019 com a retirada da energia das celas e tomadas, na qual substituímos por ventilação por exaustores e iluminação externa, como medida de trazer maior segurança para os servidores e dificultando a comunicação externa”.