A prefeitura vai investir na vitamina D como uma das formas de combater a pandemia de coronavírus. O município adquiriu, mediante dispensa de licitação, suplementos e exames laboratoriais que irão detectar os níveis do hormônio nos pacientes.
No total, serão adquiridas 10 mil cápsulas de vitamina D, cada uma com 300 mil unidades internacionais (u.i.). O custo total desta aquisição será de R$ 15,7 mil. Já os 3 mil exames contratados pelo município terão custo de R$ 45 mil.
Alguns estudos feitos em diferentes países indicaram deficiência de vitamina D em pacientes da covid-19. Na justificativa das contratações, a prefeitura de Nova Mutum citou “estudos recentes” que mostram a “eficácia no uso da vitamina D” contra a doença.
Segundo a justificativa assinada pela secretaria municipal de Saúde, estes estudos têm demonstrado que “pacientes com níveis de vitamina D altos têm uma melhor resposta no tratamento”. A administração ainda apontou 16 referências desta tendência.
De acordo com o governo do Estado, Nova Mutum contabiliza 1.971 casos confirmados de coronavírus, sendo que 1.789 pacientes se recuperaram, 146 seguem em isolamento, seis estão internados e 30 morreram.