O governo de Mato Grosso já gerou cerca de 510 novos postos de trabalho por meio das 17 obras na Segurança Pública – 11 em andamento e seis já finalizadas desde janeiro de 2019. De acordo com o setor de engenharia da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a estimativa é de que cada uma das obras tenha demandado a contratação de cerca de 30 trabalhadores. Estão sendo investidos mais de R$ 54 milhões para as melhorias estruturais na Segurança Pública, abrangendo desde construção e reforma de quarteis, serviços de manutenção, reforma e modernização de delegacias, construção e reformas de centros socioeducativos e de cadeias públicas, entre outras.
O governador Mauro Mendes disse que “dentro do programa Tolerância Zero, estamos criando cerca de 4 mil novas vagas nos presídios nos próximos anos, além de várias reformas estruturais nas unidades ligadas à Segurança. Esse volume de obras já está gerando e vai gerar ainda mais empregos. Também estamos investindo em várias outras frentes, como a aquisição de armamentos”.
Já o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante afirmou que os investimentos mostram que o Governo está compromissado em entregar uma Segurança mais eficiente ao cidadão.“As obras de ampliação e construção de novas unidades penais, além de reformas em outros prédios da Segurança Pública, representam não só a melhoria nos serviços prestados à sociedade, mas também o comprometimento com a correta aplicação dos recursos. Também é importante ressaltar que, a partir destas obras, contribuímos com o desenvolvimento de Mato Grosso, gerando empregos e oportunidades para muitos trabalhadores”, destacou.
Além de fomentar a criação de centenas de empregos, é importante ressaltar que o Governo de Mato Grosso também usa a mão de obra dos próprios reeducandos para a melhoria das estruturas não só da Segurança, mas de outras secretarias. Esse trabalho de ressocialização gera economia aos cofres públicos e também beneficia os reeducandos com a redução da pena.
Entre as obras já finalizadas na Segurança Pública, se destaca a da Penitenciária de Jovens e Adultos de Várzea Grande (Ahmenon Lemon Dantas), cuja construção ficou paralisada por quase 10 anos e foi entregue no final de junho deste ano. A unidade tem capacidade para 1008 vagas.
Outra obra finalizada foi a reforma do Centro Socioeducativo de Cáceres. Das obras em andamento, está em execução a construção do Quartel da Terceira Companhia Bombeiro Militar no Distrito Industrial de Cuiabá, a construção da Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, a reforma e ampliação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) em Cuiabá, e muitas outras.