Após uma semana internado, em um hospital particular em Sinop, o líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, de 89 anos, teve alta hospitalar concedida, esta manhã, pela equipe médica, ao apresentar melhora em seu quadro clínico. O cacique segue para o Parque Indígena do Xingu, onde continuará com acompanhamento.
O boletim clínico divulgado, há pouco, apontou estabilidade no quadro pulmonar, após realização de tomografia computadorizada de tórax. O último ecocardiograma também indicou melhora na arritmia sem novas complicações. “Ele passou a noite bem e saiu em bom estado do hospital, vamos continuar em contato com a equipe médica que atende no Xingu. Passamos orientação para o acompanhamento clínico e controle cardiológico”, explicou o médico Douglas Yanai.
O cacique Raoni voltou a ser internado na última sexta-feira, após ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu (200 quilômetros de Sinop).
Ele passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame RT-PCR, que identifica o vírus e positivado para Coronavírus. Metuktire é conhecido mundialmente pela luta em defesa dos povos da Reserva Nacional do Xingu.