PUBLICIDADE

Policial federal é baleado em Cuiabá durante operação contra tráfico, lavagem de dinheiro e facção; um preso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Um dos agentes da Polícia Federal foi baleado, esta manhã, no Distrito do Sucuri, em Cuiabá, durante o cumprimento das ordens judiciais da força-tarefa nacional para desarticular o tráfico de drogas comandado pela facção criminosa em Mato Groso e mais 19 estados.  O agente estava de colete à prova de balas e não ficou ferido, informa a Gazeta Digital. Os policiais chegaram de viatura ostensiva para cumprir os mandados, se identificaram como agentes e foram recebidos por tiros. O suspeito acabou preso em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Ao todo, conforme a Polícia Federal, das 623 ordens judiciais expedidas pela Justiça de Minas Gerais, 6 estão sendo cumpridas em Mato Grosso, sendo 3 de prisões e 3 de busca e apreensão. Além de Cuiabá, dois mandados são cumpridos em Cáceres. As ordem judiciais foram expedidas pela 2ª Vera de Tóxicos de Belo Horizonte, que também determinou o bloqueio de R$ 252 milhões.

Segundo a PF, a investigação tomou corpo após a Operação Caixa Forte – que apontou os responsáveis pelo ‘setor do progresso’ da facção. Esse grupo se dedica à lavagem de dinheiro do tráfico. Ao todo, foram identificados 210 integrantes do ‘alto escalão da facção’, presos em presídios federais, que recebiam ‘mesada’ mensal por ocuparem cargos de relevância ou por executar missões determinadas pelos líderes – como homicídios de servidores.

A ‘mesada’ dos integrantes eram depositadas em contas de outras pessoas, que não pertencem diretamente à facção. A intenção era fazer com que os valores – oriundos das ações criminosas – passassem despercebidos e fora do alcance da Justiça Criminal.

Presos investigados nessa operação podem responder por participação em organização criminosa, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, somando até 28 anos de cadeia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE