O mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) com 150 vagas em oito instituições nacionais e internacionais, sendo 15 vagas para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus de Sinop. A inscrição será realizada no site da Uemanet, até dia 4 do próximo mês.
O programa visava apenas docentes em efetivo exercício na Educação Básica da rede pública de ensino reconsiderou o requisito após ter recebido autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para aceitar no processo seletivo em aberto, professores na condição de celetistas, atuando em sala de aula na rede pública da Educação Básica, mas voltou atrás hoje após manifestação da assessoria Jurídica.
O Comitê Gestor do Profei esclarece que só aceitará a participação no processo seletivo de professores em efetivo exercício como previsto desde o início. O Profei nasceu de uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo território nacional: a formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.
O objetivo é desenvolver o processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.
O mestrado tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; e Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.
O processo seletivo será feito a distância de forma on-line e inclui, análise da carta de intenções do projeto de pesquisa e do currículo, arguição virtual da carta de intenções e do projeto de pesquisa, realizada de forma individual no período de 2 a 13 de outubro.