O município de Lucas do Rio Verde passará a contar com uma segunda vara criminal. A autorização foi dada por meio de um projeto de lei, aprovado em segunda votação, nesta quarta-feira, durante sessão plenária. A criação de mais uma vara criminal para Lucas do Rio Verde tem objetivo de dar mais celeridade aos processos que tramitam no município. Atualmente, a Comarca de Lucas do Rio Verde possui o montante de 7.462 processos ativos. Além do aumento da criminalidade, o crescimento acelerado da população luverdense foi outro fator preponderante para o projeto de instalação da 2ª Vara Criminal.
Segundo a assessoria, a única vara criminal de Lucas do Rio Verde tem registrado um crescimento exponencial de distribuição de processos. A vara, que é absorve todos os processos, inclusive relacionados a violência doméstica e familiar, teve aumento de 353% em relação a comarcas de terceira entrância como Alta Floresta e Cáceres, por exemplo.
A proposta para criação de uma nova vara foi definida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso ainda em julho deste ano. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, afirmou que essa era uma forma de dar respostas mais rápidas e eficientes ao cidadão que busca os serviços da Justiça. A tendência é ser designado mais um magistrado para trabalhar na comarca.