A secretaria estadual de Meio Ambiente informou, esta tarde, que notificou a Companhia Energética de Sinop a não realizar nenhuma manobra no vertedouro, nas turbinas, ou alteração no status atual de operação do empreendimento sem autorização expressa. A decisão é válida até que as investigações sobre o incidente de mortandade de peixes, no último dia 14, sejam concluídas.
A equipe da SEMA Sinop iniciou, na segunda-feira passada, apurar as causas da mortandade de várias espécies – Cachara, Tucunaré, Piau, Matrinchã, Pacu e Curimba – e em seguida enviou uma equipe multidisciplinar da sede para investigação do caso. A Companhia do Estado de São Paulo (Cetesb), referência em investigação na mortandade de peixes, também ajudará na apuração.
“A partir dos resultados, a Sema irá aplicar as medidas administrativas cabíveis e estabelecer as medidas corretivas no âmbito do licenciamento para que esses episódios não ocorram novamente. De acordo com a pasta, o licenciamento não prevê mortandade de peixes e tais eventos são inadmissíveis”, informa a assessoria.
Ontem, um grupo de pescadores, fez um carreata saindo do viaduto de acesso ao centro de Sinop até o rio Teles Pires para protestar contra a mortandade.
Na semana passada, a Companhia Energética Sinop informou que, “em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras. Diante disso, foram observados espécies de peixes boiando ao longo do barramento da usina. Imediatamente, a companhia destinou equipes embarcadas para realizar a coleta das carcaças e sua correta destinação’. “Essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes. Vale ressaltar, porém, que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. As condições do local estão sendo observadas para avaliação das hipóteses do evento ocorrido, considerando os diversos aspectos envolvidos, para que se possa aplicar as ações cabíveis o mais rapidamente possível. A Companhia Energética Sinop reforça que cumpre a legislação e o licenciamento ambiental e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável”, expôs a empresa, em nota.