Um levantamento feito pelo Grupo de Extensão e Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsalqLog) apontou uma redução de 13,18% no valor médio do frete de Sorriso ao porto de Miritituba, em Itaituba (PA), no último mês, em relação ao mesmo período do ano passado. Com a baixa, o transporte saiu por R$ 205,18 a tonelada, ante R$ 236,35 em julho de 2019.
Os caminhoneiros também sentem os impactos positivos da conclusão do asfalto da BR-163, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autarquia citou dados do Movimento Pró-Logística, que representa os produtores que pagam pela carga, para afirmar que o número de viagens mensais realizadas pelos caminhoneiros dobrou entre 2019 e 2020.
Segundo o DNIT, antes da pavimentação da BR-163, um motorista levava cerca de 10 dias para percorrer os 936 km entre Sinop e Miritituba. Agora, realiza a mesma viagem em quatro dias, em média. Isso significa que se o transportador fazia três viagens por mês, agora ele faz seis, em média.
“Na prática, o aumento no número de viagens também tem gerado impacto positivo no faturamento dos caminhoneiros. No ano passado, um motorista ganhava cerca de R$ 26 mil por mês. Com a pavimentação da BR-163, o faturamento mensal passou para R$ 39 mil, aproximadamente – aumento de 50%”, afirmou a autarquia federal.
O asfalto no trecho de 51 quilômetros, que faltava para fazer a ligação da BR-163 até Miritituba, onde tem porto para escoamento da produção agrícola, foi concluído este ano. A obra era aguardada há mais de 40 anos pelo setor produtivo e moradores da região, uma vez que, na época das chuvas, o local tinha bastantes atoleiros.