A operação Ostensividade será lançada esta manhã, no 11º Batalhão de Polícia Militar na avenida das Itaúbas, com mais de 40 policiais e bloqueios em diversas ruas e avenidas, em pontos estratégicos para fiscalização de veículos e abordagens, além de revistas. Segundo o tenente coronel Pedro Miguel de Souza, militares serão retirados dos setores administrativo e ajudarão no patrulhamento. “O objetivo é reprimir às praticas de homicídios, roubos e crimes diversos”, expôs.
Segundo a secretaria de Segurança Pública, houve diminuição 31% nos roubos e de 58% nos furtos a pessoas no primeiro semestre no Estado e a operação visa manter a queda. “Com a flexibilização de decretos (como toque de recolher) muitas pessoas estão nas ruas dirigindo embriagadas ou outras praticadas delituosas. Queremos reprimir qualquer tipo de atitude fora da lei. É uma operação estadual por isso não vem reforço, entretanto, mais de 40 policiais estarão nas ruas e 15 viaturas patrulharão os bairros com o Grupo de Ações Rápidas (CAR) e Força Tática”, disse o comandante. A operação irá até o dia 10 de outubro.
A Polícia Militar está subdividida em 15 comandos regionais com sedes em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Ponte e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, além de Sinop. Os policiais farão barreiras nos bairros, áreas centrais, comerciais e comunidades rurais abordando e checando dados de pessoas e veículos.