PUBLICIDADE

Servidores do Procon em Mato Grosso são capacitados para realizar audiências de conciliação on-line

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Procon se prepara para retomar as audiências de conciliação, mas agora no formato on-line, de forma a assegurar a saúde dos consumidores, dos servidores e advogados neste período de pandemia. Para isso, o órgão tem investido em treinamento dos funcionários, adequação do fluxo de trabalho e aquisição de equipamentos. Ontem, ocorreu treinamento de 100 profissionais – entre servidores, estagiários, advogados que atuam na área da defesa do consumidor e dirigentes de Procons municipais. A capacitação é resultado de uma parceria com o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon),  a Comissão dos Juizados Especiais da OAB e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça, que ofereceu o curso.

O treinamento foi ministrado pela instrutora de Mediação Extrajudicial servidora do Tribunal de Justiça, Maria Helena Bezerra, que abordou: o papel do conciliador mediante situações de conflito, o impacto do posicionamento e da abordagem desse profissional durante as audiências, a importância da comunicação não-violenta, além de técnicas para a realização de audiências no formato on-line.

Em março, a lei possibilitou a adoção da conciliação não presencial no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis. “O atendimento de forma on-line é uma prática que veio para ficar. Além de garantir a saúde de todos neste momento de pandemia, as audiências on-line geram economia de tempo e recursos para todas as partes envolvidas”, defende a Maria Helena Bezerra.

Ainda assim, conforme destaca o secretário adjunto do Procon, Edmundo Taques, não se pode esquecer que a exclusão digital é uma realidade no Brasil. Conforme dados da pesquisa TIC – Domicílios 2019, 28% dos domicílios não possuem internet no país. Pensando nos cidadãos que não possuem acesso à tecnologia, o Procon vai oferecer ao consumidor a possibilidade de realizar a audiência on-line a partir de computadores instalados na sede do Procon.

“A medida visa garantir que as partes não tenham contato próximo, devido ao risco de contaminação, e ao mesmo tempo incluir a parcela da população que não tem acesso à computador com internet”, frisou Taques.

A previsão é que as audiências virtuais sejam iniciadas já em setembro, o que será devidamente publicizado assim que houver confirmação de data.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE