A secretaria estadual de Saúde informou, esta tarde, que o painel de indicadores no Estado (IndicaSUS) constata queda significativa no número de internações em Unidades de Terapia Intensiva públicas e privadas de pacientes diagnosticados com coronavírus. Mato Grosso chegou a registrar 53 internações por dia. Recentemente, o número caiu para 25 diárias.
“A variação das internações em UTI muda muito, mas ela vem reduzindo e teve dia dessa semana que chegou a uma queda de 47,17%”, explica o secretário Adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Juliano Melo. Esse dado foi apresentado durante web reunião do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública, realizada, ontem, para discutir os avanços alcançados nas estratégias de enfrentamento do coronavírus em Mato Grosso.
“Essa reunião, mesmo que à distância, é imprescindível para avaliarmos as estratégias de combate ao coronavírus e pontuar os avanços já alcançados desde os primeiros casos da Covid-19 no Estado. Estamos trabalhando arduamente para a diminuição do contágio do vírus em Mato Grosso e também para ofertarmos um serviço de saúde de qualidade à população”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Além da diminuição em internação em UTI, o centro de opoerações também apontou no encontro o aumento da capacidade de análise do Laboratório Central do Estado (Lacen) e os novos sistemas de informação utilizados pela secretaria de Saúde.
A diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, apresentou aos integrantes do COE o aumento da capacidade de análise do Laboratório que, desde a retirada de um equipamento fornecido pelo Ministério da Saúde, estavam em 700 amostras por dia. Atualmente, após uma parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão, que emprestou uma máquina para a SES, a capacidade análise subiu para 1.577 amostras/dia.
Os integrantes do COE, Alessandra Cristina Moraes e Oberdan Ferreira Coutinho Lira, apresentaram os novos sistemas utilizados pela SES, como o Painel da Covid-19, que é atualizado diariamente às 17h e permite analises profundas, e o IndicaSUS, utilizado pelo Estado para notificações de casos, internações, óbitos entre outros.
A reunião faz parte do plano de atuação do COE-MT, que prevê a realização de encontros frequentes e extraordinários – a cada 15 ou 30 dias – para a tomada de decisões ligadas ao monitoramento e combate à propagação do vírus, já havendo a confirmação de 76.540 casos. Desses, 19.508 estão em monitoramento e 54.595 estão recuperados. 2.437 pessoas morreram.