Os preços do óleo de soja alcançaram R$ 4,3 mil/tonelada na última semana, valor recorde para Mato Grosso. Este valor é 79,24% superior ao do mesmo período de 2019 e a causa desta valorização envolve a demanda aquecida pelo subproduto, muito utilizado para a produção de biodiesel. A conclusão é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
“Com isso, os maiores preços influenciaram as esmagadoras do estado, que vêm ofertando um spread maior para a soja que ainda resta nos armazéns. Porém, apenas 2,88% da soja ainda não foi comercializada pelos agricultores (até final de julho), o que já vem refletindo na dificuldade de atuação das esmagadoras que dependem mais do mercados para adquirir o grão”, acrescenta
Além disso, a menor oferta de óleo de soja no mercado brasileiro acabou sendo a justificativa do Ministério de Minas e Energia na semana passada, quando divulgou que haverá uma redução (temporária) da mistura obrigatória do biodiesel ao diesel, passando de 12% para 10% da mistura, conclui o instituto.