O Democratas do governador Mauro Mendes deve entrar de cabeça na eleição municipal em Sinop apoiando a candidatura do deputado federal e ex-prefeito Juarez Costa (MDB). De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal Bosco, além de indicar o candidato a vice-prefeito da chapa, o DEM enviará apoio dos principais nomes da sigla, o que inclui integrantes do governo, o senador Jayme Campos e o presidente do parlamento estadual, Eduardo Botelho. “Vamos indicar o nome e o Juarez vai escolher. É uma composição que já vem sendo elaborada desde o começo do ano e o Democratas vai entrar de cabeça na campanha”, afirmou Dal Bosco ao Só Notícias.
Embora não tenha formalizado a lista, Dilmar já deu três opções para Juarez. Foram indicados os vereadores Luciano Chitolina e Billy Dal Bosco (irmão de Dilmar), além do presidente do partido em Sinop, ex-vereador Júlio Dias. Juarez confirmou a lista e disse que “além desses, têm outros. Quem vai indicar é o DEM”.
Outro nome cogitado é do ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco, irmão de Dilmar e Billy, e que já foi adversário de Juarez nas eleições de 2012, mas que mantém proximidade com o MDB e bom relacionamento com o ex-prefeito. Segundo Dilmar, Dilceu ainda não manifestou desejo de compor a chapa.
Sem a formalização de Dilceu, Juarez analisa o perfil das três opções. Entre os vereadores, pode ver em Chitolina uma pequena vantagem em relação ao número de votos na eleição passada (fez 1.354 contra 1.292 de Billy) e a possibilidade de agregar com o setor empresarial e de direita. Chitolina já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Billy tem perfil semelhante. É empresário e tem bom trânsito no meio, tanto que chegou a conduzir a secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no ano passado, na gestão de Rosana Martinelli (que disputará a reeleição) além de dialogar com diversos setores e de ter bom trânsito em Cuiabá. Traz consigo um grupo político que é fiel à família Dal Bosco e que já elegeu Dilceu e Dilmar para a Assembleia Legislativa.
Júlio Dias oferece a Juarez um longo histórico na vida pública com atuação desde o começo dos anos 2000,acumulando passagens pela Câmara e secretarias municipais, inclusive no mandato de Juarez. Pode ser uma chance de aproximação com a centro-esquerda, já que até hoje é o único vereador de Sinop eleito pelo PT.
A pré-candidatura de Juarez foi anunciada há poucos dias em Sinop. Além do DEM, ele deve compor com PP, PSD, PTB, PROS e PSB.