A prefeita Rosana Martinelli assinou, há pouco, ordem de serviço para ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da avenida André Maggi. Serão investidos R$ 1,8 milhão de recursos próprios, em 733 metros quadrados, com 30 novos leitos de enfermaria, com camas eletrônicas, sala de soroterapia revitalizada com novas cadeiras e equipamentos. O prazo de execução é de 90 dias. Atualmente, a unidade tem 15 leitos e atende 12 mil pacientes por mês. “É uma determinação minha que ninguém fique no corredor”, expôs Martinelli durante autorização das obras.
Novos profissionais da saúde também serão contratados e devem ser convocados em breve. “A UPA tinha que ser um lugar de passagem e nós estamos ficando com as pessoas internadas, porque enquanto não abre vaga no Hospital Regional, temos que acolher. Tomamos a iniciativa de ampliar, temos 15 leitos e olha numa população de 200 mil pessoas, quantas pessoas vão para a UPA?.Tomamos essa iniciativa de colocar mais 30 leitos que vão servir de estabilizadores. São muitos os projetos que precisamos realizar ainda na saúde. Priorizamos esta ampliação devido à necessidade porque precisamos acolher as pessoas”, explicou a prefeita.
A unidade da André Maggi foi inaugurada em 2012, tem área construída de 1,1 mil metros quadrados. “Sabemos o quanto a administração tem feito para melhorar a área da saúde em Sinop. A situação melhorou, à pandemia veio aí e nunca se negou colocar à disposição para ajudar a população. Sabemos sim, que ainda é um dos pontos bastante cobrado, mas a prefeita está fazendo. Graças a Deus o atual governo (Mauro Mendes) veio e deu uma ajuda nessa demanda. Foram muitos os investimentos e esperamos que esse suporte que vai ser dado na UPA possa amenizar a superlotação e resulte em melhorias. Humanização foi uma das metas da administração e está sendo feito até agora”, acrescentou o vice-prefeito, Gilson de Oliveira.
No final de maio, a prefeitura fez a aquisição de 40 camas e colchões. Desses, 14 estão instalados na UPA e os outros 26 no Hospital de Campanha. Foram investidos, R$ 114 mil de recursos próprios da prefeitura.
Além da prefeita e vice, participaram da assinatura da ordem de serviço o secretário de Saúde, Kristian Barros, de Governo Jaime Dallastra, de Finanças Astério Gomes e os vereadores Ademir Debortoli e Billy Dal Bosco.