A sexta edição da ação entre amigos ‘Casa Limpa’ para retirada de lixo dos rios acontecerá entre os dias 10 de agosto e 5 de setembro, com novo formato em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Agora, ao invés de um mutirão, a limpeza deve ser feita de forma individual, em momentos de pescaria ou até mesmo lazer. As informações foram confirmadas, ao Só Notícias, por um dos organizadores, Márcio Rodrigo Baggio.
Com o novo modelo, os participantes devem enviar uma foto mostrando o rio, além da quantidade de lixo coletada, contendo ainda uma estimativa do peso. As primeiras 50 pessoas que enviarem ganham um kit contendo boné, camiseta e máscara personalizada do projeto.
Além disso, todos que evidenciarem a coleta estarão concorrendo a prêmios, que serão sorteados no dia 6 de setembro. A premiação deve ser decidida nos próximos dias. “Com o auxílio dos patrocinadores vamos comprar parte dos materiais para os que vão participar da limpeza, e com restante dos valores vamos comprar cestas básicas e doar para alguma entidade, que ainda iremos definir”, acrescentou Baggio.
Durante o período da ação, os organizadores também distribuirão 50 placas de orientação para preservação da natureza na região do Pato Bravo e do Cortado.
No ano passado, aproximadamente 170 pessoas participaram e coletaram mais de 13 toneladas de latas, tambores, fogões, plásticos, entre outros materiais dos rios Teles Pires e Verde. Também foram plantadas mil mudas e colocadas 200 placas. Além disso, cerca de 40 barcos foram utilizados.