PUBLICIDADE

Sinop: juiz acata ação da promotoria para apurar supostas irregularidades na gestão do extinto SAAES

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

A justiça deu prosseguimento a uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (Saaes), Juventino José da Silva. A promotoria se baseou em informações de um processo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que apontou “graves irregularidades” durante a gestão de Juventino a frente da autarquia municipal, extinta em 2014, na gestão do ex-prefeito Juarez Costa.

Consta no processo que o ex-diretor não adotou “medidas efetivas para a arrecadação do crédito em dívida ativa, especialmente da prefeitura de Sinop”, “ocorrência de déficit de execução orçamentária, sem a adoção das providências efetivas” e, ainda, “pagamento em duplicidade de despesas com implantação de software de controle de abastecimento da frota”. É citada também a “prorrogação de prazo mediante termos aditivos de contratos de fornecimento de material de consumo, evidenciando burla ao princípio da obrigatoriedade de licitar”.

Ao receber a petição do MPE e determinar o prosseguimento, o juiz Mirko Vincenzo Gianotte destacou que “havendo indícios de eventuais práticas ímprobas, não há como obstar o prosseguimento da ação, oportunizando-se a comprovação do alegado e também produção de prova pela outra parte de que tal situação não ocorreu”. Ele ressaltou ainda “tratando-se de demanda que envolve interesse público, o princípio da verdade real ganha peso e reforça o entendimento no sentido da necessidade do prosseguimento dos trâmites normais para a total cognição do feito”.

O magistrado abriu prazo de 15 dias para o ex-diretor do Saaes se manifestar. Em seguida, também será aberto prazo para réplica do Ministério Público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 7 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...
PUBLICIDADE