A secretaria estadual de Saúde atualizou, há pouco, o panorama da situação epidemiológica da Covid em Mato Grosso. Entre os três municípios que estavam com risco “muito alto” de contágio, apenas Sinop permaneceu. Também entrou neste patamar de classificação o município de São José dos Quatro Marcos.
Sinop está com 201 casos considerados ativos e a taxa de contágio e contaminação é de 34%. São José está com 156 casos ativos e taxa de 34,5%. Em Sinop foram 59 óbitos e 1.236 pacientes recuperados. Já São José contabiliza 7 mortes e mais 265 pessoas recuperadas.
Sorriso e Vera, que antes estavam no nível mais alto, agora “desceram” para risco “alto” de contágio. Nessa situação estão também outros 22 municípios. São eles: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Jaciara, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Tapurah, Paranatinga, Nova Canaã do Norte, Barra do Bugres, Nova Bandeirantes, Santo Antônio do Leste, Brasnorte, Nova Monte Verde e Araguainha.
O sistema de classificação da secretaria que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Em junho, o governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19.