O Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Alta Floresta começou a realizar testes de Covid-19, em pacientes do município, além das cidades vizinhas como Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta que fazem parte do consórcio de saúde. Os testes serão realizados em parcerias com o Ministério Público Federal, Estadual e do Trabalho.
O laboratório terá capacidade para fazer 480 testes por semana, considerado o melhor pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo alto índice de precisão, confiabilidade e o resultado sairá em 72h. Antes eram enviados para Cuiabá e demoram até 20 dias para ficarem prontos.
O Laboratório de Biologia e Diagnóstico Molecular do IFMT de Lucas do Rio Verde também começará a partir da próxima semana a fazer diagnósticos da Covid-19 para pacientes do município e mais 14 que fazem parte do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. Foram investidos quase R$ 1 milhão entre equipamentos e aquisição de kits de testes. Também serão testadas até 480 amostras por semana, com prazo estimado de 72h para liberação dos resultados.
O laboratório dispõe de estufa, fluxo laminar, centrífugas, vortex, microondas, banho-maria, ultrafreezer (80ºC), cuba de eletroforese, geladeira, micropipetas de diferentes volumes, transluminador, termociclador e leitora de microplaca. Todos possibilitam a realização de diversas análises na área da biologia molecular, como extração de DNA e RNA, eletroforese em gel de agarose, extração e determinação de proteínas.