Os investigadores da Polícia Civil apreenderam, ontem à noite, cinco quilos de entorpecentes entre maconha e pasta base de cocaína em uma ação, que desarticulou um ponto de venda de drogas, no município de Nova Ubiratã (171 quilômetros de Sinop). Dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Durante as buscas no local, foram encontrados três tabletes inteiros, cinco pedaços e uma porção solta de maconha, 17 porções de pasta base de cocaína, um moedor utilizado para preparação da droga, uma balança, além de três munições de calibre 22, R$ 986 e nove aparelhos celulares.
As investigações iniciaram após a equipe de investigadores receberem denúncia anônima de que na residência, localizada na região central da cidade, funcionava uma boca de fumo. Os policiais também receberam informações de que dois integrantes de uma facção criminosa e responsáveis pelo comércio de drogas na cidade estavam no imóvel.
Durante monitoramento do local, os policiais avistaram a entrada de várias pessoas na residência (caracterizando o possível comércio de drogas) e também um dos suspeitos alvo da investigação. Com base nas evidências, a equipe entrou na residência onde havia a aglomeração de pessoas e alguns tabletes de drogas no quintal vizinho.
Em conversas com pessoas que estavam na casa, foi informado que o entorpecente havia acabado de ser recebido e que os responsáveis pela droga eram os dois traficantes investigados. Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde foi lavrado o flagrante de tráfico e associação para o tráfico.
O delegado, André Eduardo Ribeiro, destacou que a apreensão de drogas foi a maior ocorrida em Nova Ubiratã e ressaltou que a Polícia Civil tem intensificado o combate ao tráfico de drogas, pois o comércio de entorpecentes fomenta outros crimes como os pequenos furtos e roubos na cidade. “Muitas vezes esses crimes, são cometidos por usuários que para alimentar o seu vício acabam praticando furtos e roubos para trocar por drogas.
De acordo com o delegado, Nilson André Faria de Oliveira, a desarticulação do ponto de venda de drogas é resultado do novo horário de funcionamento da delegacia, que passou de atuar em sistema de plantão e começou a funcionar em horário de expediente.
“No sistema antigo, na maior parte do tempo os policiais apenas recebiam os presos pela Polícia Militar, que geralmente eram pessoas envolvidas em situações de menor potencial ofensivo. Atualmente, em horário de expediente e maior efetivo é possível fazer os levantamentos necessários às investigações que resultam em ações bem-sucedidas como a prisão destes traficantes e a desarticulação da boca de fumo que funcionava no município”, disse o delegado.