O prefeito de Sorriso Ari Lafin (PSDB) afirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que convocará reunião, nesta segunda-feira, com os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 para debater possíveis mudanças no decreto após o governo do Estado alterar as medidas de restrição em Mato Grosso, que antes eram orientativas, cabendo às prefeituras decidirem se acatavam ou não.
De acordo com o documento, as mudanças só poderão ocorrer para os municípios classificados com os graus de risco alto e muito alto para transmissão da doença. No último boletim da secretaria de Estado de Saúde, Sorriso segue na classificação com risco “muito alto” para contaminação da Covid – na anterior havia caído para a escala ‘alta’ mas a taxa voltou a crescer.
No dia 16 deste mês, Lafin fez novo decreto e autorizou o funcionamento das panificadoras, sorveterias, lanchonetes, pizzaria, conveniências, espetinhos, bares e similares até às 22h, válida para os comerciantes que estão com os alvarás de funcionamento sanitário e dos bombeiros dentro do prazo de validade e tem que obedecer integralmente os planos de contingência e as notas técnicas expedidas pelo município.
Porém, continuam proibidas atividades de lazer ou eventos que causem aglomerações, shows, ainda que em âmbito domiciliar ou espaço público. Já para tabacarias é vedado consumo dos produtos no local. Além disso, pessoas acima de 60 anos e as que estão em grupos de risco, definidos pelas autoridades sanitárias devem ficar em quarentena domiciliar. A medida está prevista para ser mantida até próxima terça-feira.
Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes, e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo garantiram implantação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Sorriso que tem, atualmente, dois leitos no Hospital Regional. Os novos serão montados em parceria com governo do Estado e as prefeituras que compõe o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.
Ontem, mais 107 pessoas testaram positivo para o novo Coronavírus em Sorriso, segundo dados divulgados no boletim epidemiológico da secretaria municipal de Saúde. Com isso, o número de confirmações chegou a 2.140, desde o início da pandemia. 43 pessoas morreram.