A Federação das Indústrias (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Facmat), a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aderiram movimento ‘Eu Coopero com a Economia Local’, que foi lançado pelo Sicredi, no mês passado. Outras 20 instituições municipais também apoiam.
“A adesão dessas entidades, tão importantes nos seus respectivos setores econômicos, vem somar nessa corrente da cooperação. Juntos, vamos superar os obstáculos decorrentes da covid-19. Porque ao comprar produtos ou contratar serviços das cidades onde vivemos estimulamos a criação de empregos e a geração de renda nesses municípios”, afirmou o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, através da assessoria.
O movimento é para fomentar e fortalecer a economia local, com a valorização dos pequenos negócios na região, manter os empregos e a renda, e assim ajudá-los a enfrentar os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus.
Ainda de acordo com a assessoria, a participação das entidades evidenciou o quanto a cooperação faz a diferença e é fundamental para que a situação seja superada o mais rápido possível. O movimento visa agregar a sociedade civil, pessoas físicas e jurídicas, entidades, veículos de comunicação e poder público nessa corrente de cooperação para estimular e desenvolver a economia local. A ideia é incentivar as pessoas a comprarem dos negócios do seu bairro, da sua cidade e da região, fortalecendo a economia local, especialmente os pequenos empreendedores.
A diretora técnica do Sebrae, Eliane Chaves destacou que é preciso colocar para cada cidadão, para cada instituição e governantes a necessidade de uma atenção especial aos pequenos negócios. “Nós precisamos olhar e ver que temos como nossos vizinhos pequenas empresas que prestam serviços, que fornecem produtos, que colocam se à disposição das pessoas, de uma maneira às vezes tão diferenciada, nos bairros, nos locais mais próximos das nossas casas, para que elas possam sobreviver”.
Além do selo da campanha, outras ações serão realizadas. Nos próximos dias vai ser lançado um hotsite, que servirá de fonte de informações sobre a iniciativa e como ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personalização de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.