A Confederação Brasileira de Futebol elaborou a Diretriz Técnica Operacional para Retorno das Competições nacionais que serão retomadas em agosto. Devido à pandemia do novo Coronavírus e o futebol passará por adaptações. O documento regulamenta os conceitos estabelecidos pelo Guia Médico de Sugestões Protetivas Para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro.
O início e reinício dos campeonatos seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde do Brasil e das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Todas as partidas serão realizadas com acesso restrito ao campo de jogo e vestiários, limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio no dia da partida, atletas das equipes e respectivas comissões técnicas, além da arbitragem, delegados da partida e controle de dopagem.
“Esse documento é resultado de meses de trabalho conjunto de todas as diretorias da CBF, com a colaboração de diversos setores da sociedade e do futebol brasileiro. Vivemos um momento atípico, sem precedentes na história moderna. A roda do futebol volta a girar, mas em um contexto inédito. Estamos tomando o máximo de precaução para prezar pela saúde e segurança de todos os envolvidos, dentro e fora do campo”, ressaltou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, através da assessoria.
A diretriz foi incluída no Regulamento Específico (REC) de cada competição a ser iniciada ou reiniciada sob coordenação da CBF em 2020, permanecendo em vigor, em razão da pandemia da Covid-19, enquanto houver necessidade. As medidas estabelecidas levam em consideração que a retomada do futebol se dará sem público. Qualquer alteração nesse quadro será, devidamente, comunicada e este documento sofrerá os ajustes.
Conforme Só Notícias já informou, o Cuiabá é o único representante de Mato Grosso na Séria B e estreará no dia 8 de agosto, diante do Brasil de Pelotas (RS), às 21h, em casa. O estádio onde será o duelo, no entanto, ainda não foi definido. O segundo compromisso é diante do América Mineiro (MG), no dia 12, às 21h30, no estádio Independência, em Minas Gerais.
Já União de Rondonópolis, Operário Várzea-grandense e Luverdense devem começar se prepararem para a disputa da Série D do Brasileiro, prevista para começar em 6 de setembro e se estender até dia 7 de fevereiro.
O time de Lucas do Rio Verde integrará o grupo A2, e estreia em casa diante do River (PI). As demais equipes que compõe a chave e serão adversárias do LEC são Santos (AP), Moto Club (MA), Juventude (MA), Altos (PI), São Raimundo (RR), e ainda há uma vaga aberta, que será decidida entre Baré (RR) e Ypiranga (AP).
O União de Rondonópolis e o Operário Várzea-grandense, ficaram no mesmo grupo, o A5. O Colorado começa a trajetória em busca do acesso em casa, contra o Águia Negra (MS). Já o CEOV estreia fora de casa, medindo forças com o CRAC (GO). Os outros times da chave são o Goianésia (GO), Goiânia (GO), Vitória (ES) e a última vaga será decidida entre Real Noroeste (ES) e Aquidaunense (MS).