PUBLICIDADE

Mato Grosso recebe 10 novos respiradores da campanha Todos Pela Saúde para ajudar pacientes com Covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Estado de Mato Grosso recebeu 10 novos respiradores, ontem, que foram entregues pela aliança Todos pela Saúde, idealizada por um banco. Também foram doados 404 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), distribuídos para 37 unidades pela secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, a iniciativa investiu R$ 1 bilhão no suporte às ações públicas de enfrentamento ao coronavírus no Estado.

O auxílio foi possível graças a adesão feita pela secretaria junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Compõem a lista de itens recebidos 16.100 máscaras N95, 4.440 óculos de proteção, 301.900 aventais descartáveis de manga longa tamanho único, 600 macacões impermeáveis descartáveis, 37 mil luvas de procedimento com talco, 42.500 luvas de procedimento com talco – P, 195 recipientes de álcool em gel 70% (frasco 5 litros), além de 1.800 protetores faciais.

Os equipamentos serão distribuídos de acordo com a necessidade das unidades e são fundamentais especificamente nesse momento de escassez, afirma o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “Essa doação é substancial frente ao momento que vivemos, de pandemia. Há grande dificuldade no mercado, em todo o mundo, para conseguir insumos e equipamentos. Temos corrido contra o tempo e, com certeza, esses EPIs estão ajudando a salvar vidas e protegendo os nossos profissionais da saúde”.

No contexto de pandemia pela Covid-19, o projeto viabiliza o assessoramento técnico e apoio financeiro aos estados do Brasil. A Técnica de Referência do Todos pela Saúde para Mato Grosso, Salma Balista – vinculada ao projeto pelo Hospital Sírio Libanês – ressalta o fato de ter encontrado uma equipe altamente qualificada na SES-MT, que trabalha com a perspectiva do aumento gradual da capacidade dos serviços próprios, com uma visão de rede, e na relação com os municípios.

“A equipe procura estabelecer o aumento da capacidade instalada da rede de maneira gradativa, e atendendo as condições para que essa rede possa ser instalada. Um exemplo é a instalação de respiradores, que é um dos recursos críticos nessa pandemia, sempre vinculada à condição de estrutura física, a existência de equipe para operar esses equipamentos e poder instalar leitos de fato completos. E não parcialmente com uma equipe desfalcada ou sem condições físicas adequadas”.

Em maio, uma equipe esteve em Mato Grosso e conheceu as estruturas do Hospital Estadual Santa Casa, além de visitar as instalações do Hospital Metropolitano; ambas as unidades são referenciadas para o atendimento de pacientes com Covid-19. Desta forma, cumpriu-se a primeira etapa, que consolida o processo de análise da estrutura do Estado para a identificação de possíveis necessidades e elaboração do plano de apoio.

A linha de atuação do projeto Todos pela Saúde se dá por quatro eixos: informar, proteger, cuidar e retomar. Ou seja, os investimentos e ações vão desde o esclarecimento da população e treinamento para uso de equipamentos; compra de equipamentos de proteção e prevenção; aquisição de testes para detecção do coronavírus; construção de hospitais de campanha e de novos leitos de UTI, além da aquisição de equipamentos hospitalares e investimento no preparo da sociedade para retorno à normalidade.

Essa iniciativa tem como objetivo a contribuição para amenizar os efeitos do coronavírus no Brasil. De acordo com as diretrizes divulgadas na página do “Todos pela Saúde”, o foco da aliança é o auxílio ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente concentra as principais necessidades do país. O projeto busca agir nos locais em que a atuação se mostre necessária, dada a extensão territorial, a carência de serviços de saúde e o tamanho da população brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE