A secretaria Estadual de Saúde começou enviar hoje, aos 141 municípios do Estado 300 mil testes rápidos para Covid-19. Com a ação, o governo irá contribuir diretamente com o aumento da capacidade de testagem dos municípios e ajudar no diagnóstico e tratamento precoce dos pacientes.
“Nós compramos 400 mil testes rápidos e recebemos outros 100 mil em doação, tendo neste momento 500 mil testes rápidos para serem aplicados na população. É provavelmente o maior volume proporcional à quantidade de habitantes. Somando aos PCRs que já fizemos até o momento, significa que 20% da população poderá ser testada com esse conjunto de testes, o que é uma testagem bastante significativa”, destacou o governador Mauro Mendes, através da assessoria.
De acordo com a secretaria, a base de cálculo utilizada para distribuição desses testes é o percentual de 8,5% da população de cada município. Assim, todos os municípios receberão quantidades proporcionais ao número de habitantes.
O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforça que a secretaria incentiva a testagem no Estado e lembra que já há comprovação que não é apenas por meio do teste que se pode chegar ao diagnóstico. O teste clínico também pode determinar se o paciente está com covid-19 ou não. “O envio é um auxílio aos municípios, assim como estamos fazendo no Centro de Triagem, em Cuiabá. Buscamos atuar no sentido de auxiliar o atendimento executado pela atenção primária, que é de responsabilidade das prefeituras municipais”, esclareceu o secretário.
Foram adquiridos pela secretaria, na China, 400 mil testes que custaram cerca de R$ 17,83 a unidade, valor muito abaixo da média. Todos os testes foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já outros 100 mil testes foram doados por um empresa do setor de alimentos, por meio do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”, e auxiliará no funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal.