O governador Mauro Mendes (DEM) disse que não deve abrir outros Centros de Triagem Covid-19 como o implantado na Arena Pantanal, em Cuiabá, em nenhuma outra região de Mato Grosso. Ele ressaltou que a atenção básica de saúde é de responsabilidade dos municípios, mas garantiu que vai auxiliar as cidades com a entrega de testes rápidos e medicamentos. Na capital, conforme Só Noticias informou, a triagem começa a ser feita na quinta-feira (23) por 20 médicos e servirá para detectar a doença no estágio inicial e encaminhar os pacientes para tratamento adequado, seja domiciliar ou hospitalar.
Ao todo, Mato Grosso comprou 400 mil testes rápidos na China e recebeu outros 100 mil em doação. Eles serão distribuídos, junto com medicamentos do kit-covid, aos municípios que solicitarem. Mauro Mendes espera que a medida incentive as cidades a criarem seus próprios sistemas de triagem.
“Um Centro de Triagem em cada município pode ser feito por cada município. O Governo do Estado de Mato Grosso não tem condições de sair assumindo a responsabilidade da atenção básica em cada uma das 141 cidades de Mato Grosso. O Governo só vai fazer esta iniciativa aqui na Baixada Cuiabana e vai auxiliar os demais municípios enviando os testes rápidos e medicamentos para aqueles que solicitarem”, enfatizou o governador.
O Centro de Triagem da Arena Pantanal foi construído e é mantido com recursos do Governo do Estado, o que, segundo o governador, não exclui a responsabilidade das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande manterem o atendimento inicial nos postos de saúde. Mendes disse que a opção de assumir a responsabilidade dos dois municípios se deve ao momento de exceção.
“O serviço preventivo que prestaremos aqui, num primeiro momento, é de atribuição das prefeituras. No entanto, estamos no meio de uma pandemia e nunca temos estrutura adequada e recursos suficientes. Criamos esse serviço que está adicionando àquilo que as prefeituras estão ou deveriam estar fazendo nos postos de saúde. O Centro de Triagem vai atender um número expressivo de pessoas que vão passar aqui todos dos dias”, reforçou.