Uma pequena frente fria com origem polar deve “derrubar” as temperaturas em Mato Grosso durante as noites e madrugadas desta semana. Em Sinop, a mínima pode chegar aos 18° amanhã, quarta e quinta-feira. Na sexta a previsão é de 20 graus e sábado de 19. Já a máxima pode chegar aos 36 durante o período, sem possibilidade de chuvas, de acordo com o Instituto Climatempo.
Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum a situação deve ser parecida. Durante o dia, o sol deve aparecer e o clima ficar seco, com máximas de 36. Por outro lado, os termômetros devem ficar na casa dos 18°, fazendo com que as noites e madrugadas sejam geladas.
Em Cuiabá a queda deve ser com menor intensidade. Segundo o Instituto, a mínima durante a semana será de 20 graus. Já a máxima pode bater recorde e chegar até 39° (quinta-feira), sem possibilidades de chuva. Em Várzea Grande o clima será parecido. A mínima é de 19 e máxima de 38 para a semana.
No Sul do Estado, em Rondonópolis, a previsão é de mínima de 17 hoje até quinta-feira. Na sexta e sábado 18. Já a máxima deve ser de 38. Em Tangará da Serra, o frio deve ser mais intenso. Na madrugada de terça e quarta-feiras, os termômetros podem marcar 15 graus. Nos outros dias, devem ficar nos 16. A máxima não deve passar dos 36, previu o Instituto.
Apesar das quedas durante as noites e madrugadas, o Climatempo apontou que a intensificação do sistema de alta pressão atmosférica sobre a região pode ressecar ainda mais o ar durante o dia. O alerta é para “índices de umidade relativa do ar muito baixos, por muitas horas e dias consecutivos, prejudicando a saúde da população. A poeira que fica em suspensão é um fator agravante para problemas respiratórios”.