PUBLICIDADE

Cacique Raoni um dos principais líderes indígenas está internado em Sinop; suspeita é que teria úlcera

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, de 89 anos, está internado no Hospital Dois Pinheiros. Ele chegou na unidade, esta tarde, vindo de Colíder onde recebeu os primeiros atendimentos. Segundo o médico Douglas Yanai, o cacique apresentava pressão baixa, setenta por quarenta. Depois de uma hora recebendo cuidados, apresentou sinais de melhora.

“Fizemos uma reposição hidroeletrolítica, associada a mais alguns cuidados e isso isso ajudou a trazer um pouco mais de conforto ao paciente. Suspeitamos de uma úlcera, aparentemente sofreu algum sangramento, mas só vamos ter certeza depois de exames que devem ser feitos a partir de amanhã”, explicou Yanai.

Raoni deve passar uma endoscopia e se necessário, outros exames de imagem serão realizados. “Aparentemente ele tem úlcera. Precisamos saber mais sobre o funcionamento de outros órgãos também, uma vez que ele apresentou sangramento. Essa evidencia foi encontrada nas fezes. É algo que foi estabilizado com uma transfusão de sangue, contudo merece atenção para que não aconteça novamente,” informou o médico, neste domingo

A perspectiva é que o cacique permaneça internado por pelo menos três dias. A família acompanha Raoni, que é conhecido mundialmente pela luta em defesa dos povos da Reserva Nacional do Xingu, informa a assessoria do hospital.

Conforme Só Notícias já informou, há poucas semanas, o líder indígena perdeu a esposa Bekwyjkà Metuktire, de 90 anos, que morreu na aldeia Metuktire, no parque do Xingú.

(Atualizada 15:04 – 18/7)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE