O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), que está internato no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento da Covid-19, disse que a recuperação evolui bem e que já passou pelo “momento mais difícil”. Ele chegou a ter 50% da capacidade pulmonar comprometida e foi encaminhado às pressas, no último final de semana, para uma unidade semi-intensiva do hospital, que é um dos melhores do Brasil. Com a voz fraca e dificuldade para buscar ar e falar, ele pediu orações para sua recuperação.
Botelho foi diagnosticado com o novo Coronavírus na semana passada. Tentou fazer o tratamento precoce com o kit-covid, do qual é defensor, mas não obteve sucesso. Após perder metade da capacidade pulmonar e da possibilidade de não encontrar vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá optou por internar-se em São Paulo.
“Ficamos na opção de que poderia precisar, a qualquer momento, de um sistema de UTI. E como Cuiabá está totalmente colapsado, nós, naquela análise de que pode ser que não precisa ou que precisa a qualquer momento, tomamos a decisão de vir para São Paulo. Estou numa unidade semi-intensiva e acompanhando por monitores. Não precisei ser intubado e creio que não vou precisar, [vou precisar] apenas da respiração, oxigênio”, informou aos demais deputados durante sessão on line realizada na segunda-feira (13).
Botelho é o sétimo deputado a contrair Covid-19. Além dele, Wilson Santos (PSBD), Max Russi (PSB), Paulo Araújo (PP), Faissal Calil (PV), Walmir Moretto (PRB) e Thiago Silva (MDB) já foram contaminados.