O município de Chapada dos Guimarães, que, conforme Só Notícias informou, tinha imposto quarentena coletiva obrigatória no final de semana passada, flexibilizou as regras de funcionamento do comércio para os dias do meio da semana. A medida foi costurada pela Câmara Municipal de Vereadores atendendo às reivindicações dos comerciantes e acatada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Desde quarta-feira (15), quem passava pela cidade via parte do comércio em funcionamento.
Pelas novas regras, o município só terá lockdown nos dois próximos finais de semana. De segunda a quinta-feira o comércio abre até as 16h e nas sextas-feiras precisam fechar às 17h. Nos sábados e domingos apenas farmácias, postos de combustíveis, supermercados, padarias e os serviços essenciais de saúde pública poderão funcionar.
A decisão de flexibilizar as regras da quarentena também levou em consideração a dificuldade impor o cumprimento a norma. Mesmo com a fiscalização apoiada pela Polícia Militar na região do distrito de Água Fria, muitas cachoeiras em outros locais ficaram lotadas no final de semana passada, admitiu a prefeitura.
Para este final de semana, a fiscalização será reforçada e terá foco nas cachoeiras próximas às rodovias, que são de fácil acesso, a exemplo da Cachoeira da Martinha. A prefeitura também promete intensificar a fiscalização dentro da cidade, proibindo as aglomerações e fazendo barreiras sanitárias.
De acordo com a secretaria de Estado de Saúde, Chapada dos Guimarães continua classificada com nível de risco alto. Até ontem, eram 164 casos confirmados e sete mortes.