A secretaria estadual de Saúde atualizou, hoje, a classificação com o nível de risco para contágio por coronavírus. O documento aponta que 23 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para a doença. Na semana passada, eram 16.
Estão com risco muito alto as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Sinop, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Guarantã do Norte, Sapezal, Mirassol D’Oeste, Campo Novo do Parecis, Barra do Garças, Colíder, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Nova Mutum, Barão de Melgaço, Porto Esperidião e Nobres.
Ainda de acordo com informações contidas no boletim, há 52 municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus. Entre eles, estão Sorriso, Matupá, Tapurah, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães, Alta Floresta, Juína, Vera, Porto dos Gaúchos, Nova Canaã do Norte, Paranaíta, Juara, Gaúcha do Norte, Novo Horizonte do Norte, Nova Guarita, Brasnorte, Nova Monte Verde e Apiacás.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos boletins informativos da SES-MT.
Em junho, o Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19.