O novo decreto autorizando a abertura de bares, lanchonete e similares, para atendimento ao público, deve ser publicado ainda hoje “com o retorno (das atividades) dos bares, lanchonetes, restaurantes, espetinho, padarias e similares. Poderão estar trabalhando no atendimento local. Esse decreto vem sendo construído após a edição do último onde restringia ainda as atividades. Nós conseguimos junto com câmara, CDL, ACES, Ministério Público. Já tem uma pré-aprovação para estar editando o decreto hoje. A partir da edição os bares poderão voltar a funcionar com as restrições de 50% e higienização”, explicou o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Cláudio Drusina.
Por enquanto a venda está permita apenas na modalidade delivery (entregas) e take way (retirar) no local. Entretanto, mesmo com a liberação os comerciantes terão que atender as exigências sanitárias, com 50% da capacidade permitida, uso de máscaras e higiene total do local.
As medidas para evitar lockdown (fechamento total) continuam. Está mantida quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e as que estão em grupos de risco, definidos pelas autoridades sanitárias. Também ficam suspensas atividades de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como festas, confraternizações, shows, atividades esportivas em grupo, ainda que realizadas em âmbito domiciliar e em espaços públicos. Em algumas cidades, festas e eventos já estavam proibidas.
Conforme Só Notícias já informou, mais 68 casos de Coronavírus foram confirmados nas últimas 24 horas. O número de sorrisenses infectados pela doença chegou a 1.624. Já os recuperados, totalizam 543. Outros 43 estão internados, sendo 16 em Unidades de Terapia Intensiva e 27 em enfermarias. O município teve 33 mortes.