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UNILASALLE Lucas cria plano de contingência e prevê retorno às aulas presenciais em agosto

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Assessoria

A instituição propôs uma força tarefa de áreas administrativos e acadêmicos para a elaboração de um planejamento de ações e medidas frente a situação de pandemia. Em 09 de julho de 2020, o CONSUP aprovou a propositura do plano de contingência.

O documento tem como finalidade estabelecer diretrizes, definir ações e organizar o Unilasalle Lucas para o retorno às aulas no mês de agosto próximo. Tendo como premissas: o bem maior a ser buscado – a vida e a saúdes de todos os integrantes da comunidade acadêmica e, por extensão, de seus familiares. E o cumprimento fiel da missão institucional.

O plano possui abrangência em diversas dimensões: Administrativa – Infraestrutura; Documentação; Gestão de Pessoal – educação e treinamento; Acadêmica; Tecnologia da Informação; Comunicação e relacionamento com os acadêmicos; Saúde da comunidade acadêmica, funcionários e prestadores de serviços; e Auditoria.

A proposta leva em conta a decisão do aluno em assistir às aulas presenciais ou remotas. A instituição oferecerá a infraestrutura necessária para que ambos sistemas estejam disponíveis para a manutenção do calendário letivo anual.

No Plano de Contingência estão previstas três etapas de retorno às aulas do segundo semestre.
Início das aulas: 6 de agosto.
De 6 de agosto a 23 de agosto: aulas com atividades remotas síncronas.
A partir de 24 de agosto: aulas em modelo híbrido.

Haverá flexibilização de horários e alteração na dinâmica com:
Tolerância no horário de entrada para os alunos: entre 18h30min e 19h.
Horário corrido: 18h30min até 21h40min.
Não haverá intervalo (tolerância para lanches na própria sala de aula).

Para que as ações possam ser realizadas com a biossegurança necessária, haverá uma organização de aulas/turmas para o semestre 2020/2:
Aulas de professores do Grupo de Risco: 100% em atividades remotas síncronas.
Componentes curriculares 100% EAD: Leitura e Produção Textual; Fundamentos de Gestão; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; Ética e Responsabilidade Social; Iniciação Científica; Relações Étnico Raciais. Cultura Popular e Meio Ambiente; Seminário Integrador: Docência na Educação Básica.
Limitação do número máximo de matrículas por componente curricular de acordo com a capacidade das salas de aula e auditórios.

Definição do ponto de equilíbrio de cada componente curricular, com cancelamento quando não atingido.
Aulas com atividades remotas síncronas para turmas com mais de 70 alunos (ou em rodízio de 50%).
Aulas que requerem prática de laboratórios ou de campo: sistema de rodízio de grupos de alunos.
Alunos em impossibilidade de deslocamento: (Tapurah, Nova Mutum, na própria cidade): aulas com atividades remotas síncronas.

Espaçamento das carteiras (classe e cadeira) de 1,5 m do centro.
Na perspectiva de Saúde da Comunidade Acadêmica, Funcionários e Prestadores de Serviços, o plano de contingência contempla ainda as ações de implantação de um Espaço de Referência em Saúde-La Salle (ERS-La Salle) para orientações aos funcionários e alunos. Ações de higienização e prevenção ao Covid-19 e monitoramento de acadêmicos com suspeita e/ou confirmação da doença.

O plano de contingência estabelecido, possui várias etapas de implantação e acompanha as determinações estaduais e municipais sobre as tratativas de prevenção ao Covid-19, podendo sofrer alteração caso necessário

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