O secretário municipal de Finanças, Astério Gomes, informou, ao Só Notícias, que Sinop receberá R$ 6,2 milhões, do ministério da Saúde para combate ao Coronavírus. O dinheiro deve entrar na conta ainda hoje e poderá ser usado para melhorar a oferta dos serviços hospitalares, de atenção básica por meio da aquisição de insumos e produtos, custeio de intervenções médicas, contratação de profissionais de saúde, dentre outras benfeitorias na rede pública de saúde, com foco na assistência.
Para definir o valor destinado para cada município, o ministério considerou o tamanho da população e a média de recursos transferidos para atenção hospitalar e atenção básica no ano passado. Para os Estados, além do critério populacional, foi considerado também o número de leitos de UTI registrado nos planos de contingência preparados pelos estados para enfrentamento à pandemia do coronavírus e a taxa de incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes.
A assessoria da secretaria estadual de Saúde também informou que confirmou que a expectativa é que, em até 30 dias, mais 10 Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento de pacientes com o novo Coronavírus, no Hospital Regional de Sinop, estejam instaladas. Nos próximos dias o edital será aberto para contratação de equipe gestora para os leitos.
As unidades serão estruturadas com recursos e equipamentos do governo do Estado. A equipe da secretaria já está elaborando o termo de referência para contratação. Com esses espaços o regional terá 39 leitos de UTIs para Coronavírus. Outros nove entraram em funcionamento na última sexta-feira e foram contratados em parceria com o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires, que representa 15 municípios.