PUBLICIDADE

Nortão: 9 municípios estão com risco muito alto de transmissão do Coronavírus

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução/arquivo)

Subiu de 22 para 29 o número de municípios considerados de risco muito alto (0 maior no critério de classificação) para contágio da doença. 9 deles estão no Nortão: Sorriso, Sinop,  Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Marcelândia e Colíder.

Na nova lista, divulgada ontem à noite, pela secretaria estadual de Saúde, Sorriso tem 666 casos ativos da doença e taxa de crescimento de contaminação (TCC) é de 56,6%.  Lucas está com 612 casos ativos e a taxa de contaminação aumentou 93,7%. Sinop tem número de casos ativos bem menor, 136, e a taxa de crescimento é 57,7% informa a secretaria estadual de Saúde. Em Matupá são 143 e a taxa aumentou 109% nos últimos dias. Peixoto 167 casos ativos e aumento de 08% na TCC. Nova Mutum teve um dos menores crescimentos na taxa, 29%, e registra 167 casos.  Em Claudia (90 km de Sinop) são 76 casos mas a taxa de crescimento é a maior do Nortão – 117%.

Completam a nova lista das localidades com risco muito alto, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Querência, Vila Bela da Santíssima Trindade, Poxoréu, Sapezal, Chapada do Guimarães, Claudia, Campo Novo do Parecis, Rosário Oeste, Mirassol do Oeste, Poconé, Alto Garças, Água Boa, Pedra Petra.

A nova metodologia de classificação de risco, implantada há cerca de duas semanas, leva em conta o índice de crescimento da contaminação da doença e a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva em todo o Estado. municípios com índice de contaminação superior a 20% e com taxa de ocupação de UTIs maior de 80% já são considerados como risco “muito alto”. Em Sinop, o hospital regional está com 20 leitos lotados, em Sorriso os únicos dois no regional também estão ocupados. A previsão é de mais 9 leitos em Sinop, esta semana, outros 20 até o final do mês e mais 20 em Nova Mutum. Peixoto terá 10 e Alta Floresta mais 10.

São 58 municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do Coronavírus, dentre eles Tapurah,   Nobres, Diamantino,  Feliz Natal, Vera, Juína, Ipiranga do Norte, Porto dos Gaúchos, Aripuanã,  Terra Nova do Norte e União do Sul.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola estadual cria projeto de recuperação de nascentes no Nortão

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima,...

Acidente entre carro e moto na MT-140 deixa um ferido em Sinop

O acidente ocorreu esta manhã envolvendo um Renault Kwid...
PUBLICIDADE