O governador Mauro Mendes (DEM) assinou termo de cooperação com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB) para pavimentar 34 quilômetros da MT-485, conhecida como Estrada do Morocó, localizada na divisa com o munícipio de Santa Rita do Trivelato. A secretaria de Infraestrutura fará convênio para a licitação da obra, excluindo alguns serviços que serão executados diretamente pela prefeitura como terraplanagem, recomposição ambiental e sinalização das vias, por exemplo. Não haverá transferência de recursos financeiros.
Mendes afirmou que a pavimentação é uma demonstração do trabalho sério que o governo do Estado vem realizando para garantir que todos os recursos arrecadados de impostos retornem ao cidadão em obras e melhorias de infraestrutura. “Esse é o governo ajudando os municípios a melhorarem a qualidade de vida da população de Mato Grosso. Estamos investindo recursos do Fethab, recursos públicos, para dar uma melhor condição para Mato Grosso continuar crescendo e se desenvolvendo. É esse o nosso dever. Foi para isso que fomos eleitos e é esse papel que vamos desempenhar até o final do nosso mandato”, afirmou.
O asfaltamento da estrada foi uma das primeiras solicitações feitas pelo município ao governo, segundo o secretário Marcelo de Oliveira, e que se torna realidade agora, em razão da união de esforços entre prefeitura, produtores rurais e governo do Estado. “Esse termo de cooperação é oriundo do trabalho do Município e Associação na elaboração de um projeto, que é aprovado na Sinfra. Assim, nós fazemos a cooperação de alguns serviços, nesse caso 11%, e o restante é licitado pela Sinfra. É uma demonstração de que o retorno do Fethab é realmente para infraestrutura do Estado”.
Somente neste ano outras quatro cooperações já foram firmadas para pavimentação de rodovias nos municípios de Porto dos Gaúchos, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Aripuanã. Para o prefeito de Sorriso Ari Lafin, a pavimentação será fundamental para a região e vai alterar totalmente a logística do transporte, especialmente da comunidade do Mocoró. Ele lembrou ainda da importância da Associação dos Produtores da Rodovia Morocó e do apoio dos deputados estaduais para que esse projeto se tornasse realidade. “Juntos formamos um grupo de trabalho para vencer os processos burocráticos e conseguir realizar esse projeto. Sabemos que a boa gestão do governador Mauro Mendes faz com que os recursos cheguem, mas a burocracia precisa ser vencida pela competência. Parabéns ao governo pela equipe competente e por esses agricultores que estão ao meu lado”, disse.
Ainda segundo o prefeito, a expectativa é de que sejam formalizados novos termos de cooperação para a pavimentação de 43 quilômetros da MT-490, em direção a Nova Ubiratã, além de outros 43 quilômetros da MT-560, no trecho entre Sorriso e Tapurah. “São vias de escoamento muito importantes aqui no Norte e esses dois projetos já estão protocolados na Sinfra, em análise. Tenho que agradecer ao secretario Marcelo de Oliveira e sua equipe, que têm feito um trabalho brilhante junto aos municípios”, destacou.
Ainda na comunidade Morocó o governo do Estado está construindo a ponte de concreto na MT- 490, sobre o Rio Teles Pires. A ponte de 183 metros vai interligar a comunidade São Luiz Gonzaga à Linha Morocó, sentido Nova Ubiratã que estão em ritmo acelerado e já foram executados 63% dos serviços previstos. O investimento total é de R$ 8,7 milhões. “Estimamos inaugurar essa ponte em meados de agosto. É um convite que já estamos fazendo. Uma obra importante e tenho apenas que dizer muito obrigado pela atenção com nosso município”, encerrou o prefeito.