As prefeituras de Terra Nova do Norte e de Novo Mundo (156 e 291 quilômetros de Sinop, respectivamente) ficaram como fiel depositários de seis máquinas que foram apreendidas pelos agentes da Polícia Federal de Sinop e fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e apoio aéreo do Exército na operação Solea, que terminou ontem. Eles poderão ser usados até a conclusão do processo judicial de crime ambiental.
Para a prefeitura de Novo Mundo, onde ocorreu a extração ilegal de ouro, foram destinados dois tratores de esteira e uma escavadeira hidráulica. Já o município de Terra Nova do Norte receberá duas escavadeiras e uma esteira. Segundo o prefeito Valter Khun, as máquinas vão ajudar melhorar nas estradas rurais, escavação de tanques de peixes aos produtores, manutenção de pontes. “Ficamos extremamente felizes pelas ações com as destinações e pelo IBAMA ter atendido nosso pedido”.
Conforme Só Notícias informou em primeira mão, a ação abrangeu uma área de aproximadamente 450 hectares na região do encontro dos rios Braço Norte e Peixoto. Foram constadas quatro frentes de lavra de grandes dimensões em meio a floresta, operando com máquinas de grande porte sendo cinco escavadeiras hidráulicas e quatro tratores de esteira.
Foram constados também danos ambientais graves como desmatamento e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APP), incluindo destruição de igarapés e nascentes, além do uso não autorizado de mercúrio na depuração do ouro. Desdobradas em campo as equipes de policiais conseguiram identificar os responsáveis pelos delitos, efetuando prisão em flagrante e realizando perícias para quantificar os danos ambientais.
O IBAMA autuou os responsáveis pelas infrações, apreendendo o maquinário utilizado nos delitos, além de vários conjuntos moto bomba e milhares de litros de óleo diesel.